MENU

Where the world comes to study the Bible

1. Introdução à Análise Concisa do Novo Testamento

Related Media

Existem, obviamente, numerosas formas para se abordar o estudo da Bíblia: Sintética – uma visão global da Bíblia como um todo, a fim de proporcionar uma compreensão da mensagem geral; Analítica – o processo de ver a Bíblia versículo a versículo, para obter um conhecimento em profundidade; Tópica ou Doutrinal – o estudo da Bíblia de acordo com os seus múltiplos tópicos e doutrinas, e Simbólica – um estudo das diversas imagens ou padrões encontrados na Bíblia, particularmente no Antigo Testamento, que retratam a verdade do Novo Testamento. A abordagem sintética ou de visão global é extremamente útil para o estudante iniciado ou para aqueles que nunca realizaram um estudo do género. A abordagem sintética não só nos permite contemplar o panorama geral ou ver toda a floresta, mas também ajudará a compreender os detalhes numa fase mais avançada do estudo da Bíblia.

Chamamos a isto uma análise breve porque este estudo é mais uma abordagem em casca de noz aos livros do Antigo e Novo Testamentos. O objectivo centra-se em proporcionar ao leitor termos, versículos, temas ou propósitos-chave em cada um dos livros, em conjunto com uma breve descrição do seu conteúdo.1

Artigo original por J. Hampton Keathley III, Th.M.

Tradução de C. Oliveira

J. Hampton Keathley III, Th.M., licenciou-se em 1966 no Seminário Teológico de Dallas, trabalhando como pastor durante 28 anos. Em Agosto de 2001, foi-lhe diagnosticado cancro do pulmão e, no dia 29 de Agosto de 2002, partiu para casa, para junto do Senhor.

Hampton escreveu diversos artigos para a Fundação de Estudos Bíblicos (Biblical Studies Foundation), ensinando ocasionalmente Grego do Novo Testamento no Instituto Bíblico Moody, Extensão Noroeste para Estudos Externos, em Spokane, Washington.


1Algumas das ideias e o plano utilizados nesta Análise de cada um dos livros da Bíblia (autor e título, data, objectivo e tema, versículo(s)-chave, etc.) são similares e retirados de outros materiais, tais como Briefing the Bible, J. Vernon McGee, Zondervan, Grand Rapids, 1949; A Popular Survey of the Old Testament, Norman L. Geisler, Baker Book House, Grand Rapids, 1977; “Old Testament Survey”, Alban Douglas, notas de aulas, Prairieview Bible College; e Talk Thru the Bible, Bruce Wilkinson e Kenneth Boa, Thomas Nelson, Nashville, 1983.

Related Topics: Introductions, Arguments, Outlines

Report Inappropriate Ad