MENU

Where the world comes to study the Bible

"Eu sempre serei com voc," Nos bons e maus momentos (I Am With You Always - Portuguese)

Related Media

Translated by Fatima from the English.

Deus todo poderoso e conhecedor de todas as coisas. Mas voc tem pensado recentemente sobre Seu relacionamento com o espao? No com o espao celestial, por si, mas Seu relacionamento com todos os lugares do mundo? Deus que voc adora onipresente. Jeremias disse-o bem: Ocultar-se-ia algum em esconderijos, de modo que eu no o veja? diz o SENHOR; porventura, no encho eu os cus e a terra? Diz o SENHOR. (Jer 23:24).

Isto significa que onde quer que estejamos, Deus est l. Isto significa que agora mesmo Deus est perto de voc e se voc cristo Deus est com vocde uma forma muito especialcom seu ser por inteiro e com a ateno absolutamente individida. E ainda, ao mesmo tempo, e do mesmo jeito, Ele comigo e com cada um de seus irmos e irms ao redor do mundo. Ento existe um relacionamento ntimo entre o seu conhecimento infinito e sua presena. O salmista sabia disto e encantou-se da natureza maravilhosa de Deus:

Em Salmos 139:1-4 o salmista bastante ciente do conhecimento de Deus sobre todas as coisas que lhe dizem respeito...

139:1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 No havendo ainda palavra alguma na minha lngua, eis que logo, Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrs e por diante, e puseste sobre mim a tua mo. 6 Tal cincia para mim maravilhosssima; to alta que no a posso atingir

o salmista ento relaciona o ntimo conhecimento de Deus sobre ns com a sua presena conosco:

139:7 Para onde me irei do teu esprito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao cu, l tu ests; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali ests tambm. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 At ali a tua mo me guiar e a tua destra me suster. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobriro; ento a noite ser luz roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz so para ti a mesma coisa

.

ento o salmista relaciona o conhecimento de Deus e presena com seu poder na criao. Deus o nico que nos criou e determinou o plano para as nossas vidas (cf. Atos 17:24-28):

139:13 Pois possuste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha me. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e to maravilhoso fui feito; maravilhosas so as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos no te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuao foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (veja Jer 1:5).

No de se admirar que o salmista termina com clara percepo de suas prprias limitaes caractersticas por ser uma criatura em contraste ao infinito conhecimento, presena e poder de Deus...

139:17 E quo preciosos me so, Deus, os teus pensamentos! Quo grandes so as somas deles! 18 Se as contasse, seriam em maior nmero do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

O resultado final que ns deveramos desejar o estabelecimento do reino de Deus no mundo e nas nossas prprias vidas!

139: 19 Deus, tu matars decerto o mpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. 20 Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vo. 21 No odeio eu, Senhor, aqueles que te odeiam, e no me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? 22 Odeio-os com dio perfeito; tenho-os por inimigos. 23 Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me, e conhece os meus pensamentos. 24 E v se h em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno!

Ento que diferena que tudo isto faz? Bem, vamos pensar sobre isto. A onipresena de Deus significa que Jesus sempre ser conosco quando ns estivermos em misso para fazer discpulos de todas as naes. Ele disse aos discpulos que toda a autoridade foi dada para ele e que eles deveriam ir e compartilhar sua mensagem de f e obedincia a todos os povos no globo e ento adicionou19 Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm. (Mat 28:19-20; cf. Gen 28:15).

Sua onipresena tambm significa que quando as pessoas vm para Cristo, e h problemas nos relacionamentos, os cristos podem resolver os problemas juntos com o completo conhecimento que Cristo est presente com eles. Em Mateus 18:20 ele disseno contexto da disciplina da igrejaque Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome (por exemplo, para restaurar o irmo ou irm que est em pecado, a estou eu no meio deles. Agora a verdade que Jesus est com os cristos se tem uma pessoa presente ou uma centena, mas ele quer que saibamos que ele nunca nos abandonar nos aspectos difceis de discipulado. Ns podemos contar com a sua presena quando ns temos que relacionar-nos com um irmos em pecado, confrontar o cnjuge, questionar um adolescente equivocado, despedir um empregado, corresponder legtima expectativa de nossas crianas, encarar as dificuldades no trabalho, apaziguar os clientes irados, etc.

Ento, a verdade da onipresena de Deus uma boa notcia porque nos assegura que no importa o que Deus nos chamou para fazer ou o que Ele permite que acontea em nossas vidas, Ele sempre estar l conosco. Ele nunca nos deixar ou nos abandonar.

Related Topics: Devotionals

Report Inappropriate Ad