MENU

Where the world comes to study the Bible

3. Os Termos Usados para os Anjos (Terms for Angels)

Termos Gerais

Anjo

Embora outras palavras sejam usadas para estes seres espirituais, a primeira palavra usada na Bblia anjo. Trs outros termos so usados sem dvida referentes a anjos que so serafim (Isaas 6:2), querubim (Ezequiel 10:1-3) e espritos ministradores que talvez seja mais uma descrio que um nome (Hebreus 1:13). Posteriormente isto ser mais discutido quando tratarmos sobre a classificao dos anjos.

A palavra em hebraico para anjo mal`ach, e no grego angelos. Ambas as palavras significam mensageiro e descreve aquele que executa o propsito e vontade daquele a quem eles servem. O contexto deve determinar se um mensageiro humano est em foco, ou um dos seres celestiais chamados anjos ou se est sendo usado a segunda Pessoa da Trindade como discutiremos abaixo. Os santos anjos so mensageiros de Deus, servindo-o e fazendo sua vontade. Os anjos cados servem a Satans, o deus deste mundo (aiwn, era) (2 Corntios 4:4).

Ilustraes de usos que no se referem a seres celestiais:

(1) Para mensageiros humanos de um humano para outro (Lucas 7:24; Tiago 2:25).

(2) Para mensageiros humanos transmitindo uma mensagem divina (Ageu. 1:13; Glatas 4:14).

(3) Para um agente impessoal, espinho na carne que Paulo escreve como um mensageiro de Satans (2 Corntios 12:7).

(4) Para os mensageiros das sete igrejas ( Apocalipse 2-3). Isto tambm, usado em ligaes das sete igrejas da sia, Para o anjo da igreja em... Algumas pessoas interpretam como sendo um mensageiro especial ou como uma delegao para a igreja como um ancio ensinador, outros tomam isto como se referindo a um anjo guardio.

Logo, o termo angelos no somente um termo genrico, pertencendo somente a uma ordem especial de seres (por exemplo os anjos), mas este termo tambm descritivo e expressa os seus ofcios e servios. Ento quando lemos a palavra anjo ns devemos pensar desta maneira.

Os Santos

Os anjos que no caram tambm so chamados de os santos (anjos) (Salmos 89:5 e 7. H duas razes para isto: Primeira: sendo criao de um Deus santo, eles foram criados perfeitos sem qualquer falha ou pecado. Segundo: eles so chamados de santos pelo seu propsito. Eles foram separados por Deus e para Deus como seus servos e auxiliares de Sua Santidade (conf. Isaas 6).

Hostes

Hostes no Hebraico tsaba, exrcito, exrcitos, tropas. Este um termo militar e carrega a idia de guerra. Anjos so referidos a tropas que chama a nossa ateno para duas idias. A primeira usada para descrever anjos de Deus como exrcitos celestiais que serve no exrcito de Deus engajados na guerra espiritual (Salmos 89:6, 8; 1 Sam. 1:11; 17:45). A segunda nos chama a ateno para os anjos como uma multido dos seres celestiais que cercam e servem a Deus como visto na expresso Senhor dos Exrcitos (Isaas 31:4). Ainda, a palavra tsaba algumas vezes inclui as hostes dos corpos celestiais, as estrelas do universo.

Termos Difceis

Filhos de Deus

Na condio de santos, os anjos no cados so chamados filhos de Deus no sentido de que eles foram trazidos existncia pela criao de Deus (J 1:6; 39:7). Embora nunca se tenha dito que eles foram criados imagem de Deus, eles tambm so chamados de filhos de Deus porque eles tm personalidade como Deus. Isto ser demonstrado depois neste estudo. Este termo tambm usado em Gnesis 6:2 que nos fala dos filhos de Deus que tomaram esposas entre as filhas dos homens. Alguns estudiosos entendem que filhos de Deus de Gnesis 6:2 se refere linhagem divina de Sete e as filhas dos homens para se referir linhagem sem Deus dos Cainitas. Outros, baseando-se no uso da expresso filhos de Deus no livro de J, crem que este termo se refere aos anjos cados que se acasalaram com as filhas dos homens para produzir uma linhagem extremamente mpia e poderosa que levou a extrema impiedade dos dias de No. A maioria dos que apiam esta teoria, se baseiam em 2 Pedro 2:4-6 e Judas 6-7. 7 H ainda outros que crem que esta passagem se refere a dspotas, governantes poderosos. Ross escreve:

Este incidente o mais ousado e de uma impressionante arrogncia. Aqui isto se aplica aos filhos de Deus um povo vigoroso, poderoso que busca fama e fertilidade. Eles eram provavelmente governantes poderosos que eram controlados (possudos) por anjos cados. Poderiam ser aqueles anjos cados que deixaram sua habitao e reabitaram corpos de dspotas humanos e guerreiros, os poderosos da terra?8

O anjo do Senhor

A segunda dificuldade concernente a identidade do "o anjo do Senhor" como usado no Antigo Testamento. Um estudo cuidadoso das muitas passagens que usam este termo, mostrar que este no nenhum anjo comum, mas uma Teofania, ou melhor, uma Cristofania, um aparecimento preincarnado de Cristo. O anjo identificado como Deus, fala como Deus, e reivindica a execuo das prerrogativas de Deus. Ainda, em algumas passagens Ele se distingue de Yahweh (Gen. 16:7-14; 21:17-18; 22:11-18; 31:11-13, Ex. 3:2; Juzes. 2:1-4; 5:23; 6:11-22; 13:3-22; 2 Sam. 24:16; Zac. 1:12; 3:1; 12:8). O Anjo do Senhor uma Cristofania sugerida por uma clara referncia ao fato de que a expresso o Anjo do Senhor" cessa depois da encarnao. Referncias a um anjo do Senhor em Lucas 1:11; e 2:8 e Atos 5:19 omitem o artigo grego que sugestionaria um anjo comum.


7 Para uma excelente discusso e apoio deste ponto de vista, veja o estudo de Deffinbaugh a respeito de Gnesis 6 em seu estudo do livro de Gnesis em nosso site na internet.

8 The Bible Knowledge Commentary, OT, Joo F. Walvoord, Roy B. Zuck, Editors, Victor Books, mdia eletrnica.

Related Topics: Angelology, Terms & Definitions

Report Inappropriate Ad