MENU

Where the world comes to study the Bible

1. Introdução a I Samuel

Não estamos preparados para o livro de I Samuel até que tenhamos lido o livro de Juízes. Os dias dos juízes foram dias obscuros para a nação de Israel. Deus havia libertado os israelitas do cativeiro do Egito. Devido à sua incredulidade, a primeira geração de israelitas não entrou na terra prometida. A segunda geração entrou em Canaã e, sob a liderança de Josué, foram razoavelmente bem. No entanto, após a morte de Josué, as coisas começaram a desmoronar. Israel passou por repetitivos ciclos de bênção e castigo, como resultado de sua obediência ou rebelião. Quando desobedeciam, Deus entregava a nação a um inimigo opressor. Quando se arrependiam e clamavam a Deus, Ele enviava um “juiz” para livrá-los. Quando o juiz morria, o povo voltava ao pecado. O ciclo parecia interminável.

Após ler o livro de Juízes, alguns poderiam concluir que o problema fosse a ausência de um rei em Israel: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25). Em I Samuel, Israel terá seu rei. Saul, o primeiro rei, será um rei do jeito que o povo quer, e provará ser o rei que Israel merece. Davi, o segundo rei, substituirá Saul. Ele é um rei do jeito de Deus, um homem segundo o Seu coração. I Samuel conta a história de pessoas fascinantes como Ana e Samuel, como Saul e Davi. Não há nenhum momento monótono nesta história magistralmente bem escrita. O livro termina com a morte de Saul e, desta forma, com o fim das fugas de Davi de suas mãos, pois Saul procura matá-lo como a um inimigo.

Embora as pessoas e os acontecimentos de I Samuel estejam há muitos anos atrás e num lugar muito distante, as lutas que estes homens e mulheres enfrentaram são as mesmas que enfrentamos hoje, procurando agradar a Deus vivendo num mundo caído. Há muitas maneiras pelas quais podemos nos identificar com os antigos israelitas e muitas lições que podemos aprender com seus sucessos e fracassos. Enquanto embarcamos em nosso estudo, vamos fazê-lo com expectativa, orando para que Deus nos modifique e trabalhe em nossa vida da mesma forma Ele fez na vida dos homens e mulheres daquela época. Que Deus possa utilizar este livro para nos fazer homens e mulheres segundo o Seu coração.

Related Topics: Introductions, Arguments, Outlines

Report Inappropriate Ad