MENU

Where the world comes to study the Bible

O Poder de Orar as Palavras de Deus

Related Media

Virei-me na cama, levemente desorientada.

O brilho atrás das cortinas pesadas produziu luz suficiente para eu perceber que estava em outro quarto de hotel numa outra conferência.

Olhando para um relógio estranho, vi que era apenas seis horas da manhã. Eu tinha ainda uma hora antes do alarme bater.

Aconcheguei-me ao travesseiro, na esperança que o sono me achasse, porém assim que a mente começou a clarear, eu sabia que meu tempo de dormir tinha terminado. Deus tinha outro plano para a próxima hora.

Adormeci na noite anterior pedindo a Deus para interceder na vida de uma das minhas filhas, e o mesmo pedido estava emergindo do meu coração enquanto arrumei o travesseiro, me virei para a mesa de cabeceira e alcancei minha Bíblia.

A palavra de Deus me desafia a evitar pensamentos ansiosos. Ao contrário, é para eu desenvolver um coração agradecido levando minhas preocupações a Ele em oração (Filipenses 4:6).

Sua palavra também me exorta a continuar a orar fielmente pelas coisas (Colossenses 4:2; I Tessalonicenses 5:17).

Contudo, após ajeitar a coberta e colocar a Bíblia no meu colo, reconheci que, novamente, tinha caído numa rotina de oração, a mesma oração com quase as mesmas palavras.

Sabia que precisava orar mais especificamente com o Espírito Santo guiando meus pensamentos (Efésios 6:18a).

Nestes últimos dias minha oração repetitiva tinha sido, “Deus, por favor ajude-a, guia-a, dirige-a.

Eu mudava um pouco as palavras, porém o tom e o argumento permaneciam os mesmos.

Sabia que precisava ser direcionada em como orar mais sabiamente pela minha filha durante este tempo em particular em sua vida, assim abri minha Bíblia e comecei a folhear através das curtas cartas no Novo Testamento.

Poucos anos atrás, decidi que se a palavra de Deus era uma “lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos, ” (Salmo 119:105), então as orações de Paulo, Pedro e João deveriam servir como um excelente guia para a minha própria vida de oração.

Quando esta decisão realmente imergiu, mudei meu tempo devocional para uma deliciosa jornada através das cartas no Novo Testamento, procurando pelos versículos que revelavam a vida de oração do escritor.

Toda vez que eu achava um versículo ou um grupo de versículos que eu sabia que poderia guiar minha própria vida de oração, eu sublinhava os versículos e escrevia a referência no início da carta.

Cada manhã continuei lendo através das cartas, e descobri que havia tal discernimento em como orar à medida que usei as palavras inspiradas do autor      (II Timóteo 3:16) como um guia em minha própria vida de oração.

Minha diligente procura para identificar essas passagens de oração chegou em boa hora agora neste momento em particular no quarto do hotel quando folheei a Bíblia aberta no livro de Efésios.

Ao lado do título Efésios, vi o capítulo e o verso que eu tinha anotado anos antes.

Essas passagens de oração se tornaram muito boas para mim, e eu sabia que a referência 1:17-19a era a passagem que deveria orientar meu tempo de oração nesta manhã, porém comecei a ler os versículos 15 e 16 do capítulo um preparando-me para o tempo de oração que se seguiria.

“15 - Por isso, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que vocês têm por todos os irmãos na fé, 16 - não paro de agradecer a Deus por causa de vocês. Eu sempre lembro de vocês nas minhas orações. ”

Eu amo a fidelidade de Paulo em oração. Amo como ele celebra o que Deus tinha feito nas vidas dos santos, assim como a receptividade dos crentes para com Jesus.

Fui desafiada pelo fato de que Paulo não cessa de dar graças pelos crentes em Éfeso, e que ele estava continuamente lembrando dele em suas orações.

Isto me inspirou quando comecei meu tempo de oração usando estes dois versículos preparando-me como eu devia estar orando.

Agradeci ao Senhor pela fé da minha filha e pelo amor que ela tem e como ela demonstra este amor.

Então eu dei algum tempo para dar graças pelos dons espirituais que ela tem, pelos talentos que lhe foram dados e pelo serviço que ela oferece para Deus.

Pedi a Deus para me ajudar a ser mais consistente na minha vida de oração por ela. Em outras palavras, usei as palavras de Paulo nestes dois versículos para orientar meu próprio tempo de gratidão e confissão.

Estas palavras me ajudaram preparar o meu próprio coração quando fui para os próximos versículos que guiaram meu tempo de oração pela minha filha.

Eu continuei pedindo para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, desse do seu Espírito de sabedoria e revelação, para ela que pudesse conhece-lo melhor.

Orei também para que os olhos do seu coração pudessem ser iluminados a fim de que ela pudesse saber a esperança pela qual ele lhe chamou, a riqueza da sua gloriosa herança nos santos, e seu incomparável grande poder para nós que acreditamos (Efésios 1:17-19a).

O que segue é um resumo geral de como usei os versículos acima como uma ferramenta de autoajuda – uma que me levaria a orar sobre coisas que eu não tinha pensado ainda em relação à situação que a minha filha estava passando neste tempo.

“Permaneci pedindo” – Senhor, me ajude a ser fiel consistentemente em orar por estas coisas.

1. “dê-lhe o Espírito de sabedoria” – Senhor, Provérbios torna claro como a sabedoria é algo que precisamos procurar (Provérbios 4:7), e o seu Santo Espírito que é aquela fonte de sabedoria vivendo dentro da minha filha. Por favor ajude-a a procurar Sua sabedoria e abraçar escolhas sábias hoje.

2. “e revelação” – Pai, Você tem tanto que Você quer revelar para ela. Ajude-a a buscar tempo hoje para “se aquietar” (Salmo 46:10). Dê-lhe discernimento quando ela escuta quieta o que Você tem para dizer.

3. “conhecê-lo melhor” – Deus, quero que ela lhe conheça melhor. Durante esta oportunidade de crescimento que ela está passando, ajude-a a ver mais do que o Senhor é. Ajude-a a Lhe ver como um Pai Celeste amoroso (I João 3:1), a ver Jesus como seu salvador (Romanos 8:34), e a entender que o Espírito Santo é seu consolador, conselheiro e guia (João 14:26).

4. “olhos do seu coração para ser iluminada” – Oh, Pai Celestial, todos nós precisamos disto. Os olhos do nosso coração podem vagar, podem ser enganados, e eu não quero isto para a minha filha. Eu quero que ela veja tudo o que é louvável e bom. Por favor, Senhor, abra os olhos do coração dela para ver o que o Senhor quer que ela veja.

5.  “para que saibais qual seja a esperança da sua vocação” – Deus, isto é o que eu quero que ela tenha – esperança. Eu sei que quanto mais ela vir o que o Senhor quer que ela veja, mais ela terá esperança. Eu amo o fato de que o Senhor nos chamou para pedir essa esperança. A esperança é nossa para a ter, devemos apenas vê-la e aceita-la como um presente do Senhor. Por favor ajuda minha filha fazer isto hoje.

6. “e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” -  Deus, obrigado porque a minha filha tem uma herança esperando por ela no céu, porém ela também tem dicas ou prenúncios desta herança disponível para ela agora mesmo. Ela tem cristãos que foram postos na sua vida para orar com ela, que podem aconselhá-la e que podem encorajá-la. O Senhor nos fez para precisarmos uns dos outros, então por favor ensine-a a como alcançar e tirar proveito da herança terrestre que é dela como filha do Rei (João 1:12).

7.  “a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos” – Pai, estou contente que o pronome “nós” está incluído nisto porque agora mesmo preciso conhecer o Seu poder também. É o poder que levantou Jesus da morte (Efésios 1:19b-20). O Senhor tem demonstrado continuamente que é capaz, assim peço para que nós, minha filha e eu, possamos ambas aprender como melhor confiar neste poder. À medida que tentamos fazer as coisas na nossa própria força, experimentamos frustração e medo. Eu sei que quando eu me submeto ao Senhor, eu vejo o Senhor (no seu tempo) tomar controle e resolver o que não fui capaz de conduzir. Por favor ajude minha filha a confiar no Senhor neste sentido. Para diariamente cair nos Seus braços que podem ser seu refúgio e força (Deuteronômio 33:27 a).

Quando terminei de orar através de Efésios 1:17- 19 a, encontrei uma tal paz sobre a situação. As palavras de Deus ministraram para mim enquanto me guiavam numa nova forma de orar pela minha filha e pela situação que ela estava enfrentando. Esta, naturalmente, não foi a primeira vez que usei as palavras de Deus para guiar minhas orações, mas fui lembrado novamente do poder de orar nas palavras de Deus.

A palavra de Deus é para ser “lâmpada para nossos pés, luz para nosso caminho” (Salmo 119:105), assim certamente ela seria a origem de orientação para nossas vidas de oração. Considere algumas destas passagens. Sublinhe elas em sua Bíblia de forma que você possa facilmente achá-las quando estiver procurando uma passagem através da qual orar.

  • Gálatas 5:16-21 (resistir ao mal) 22-26 (evidência do bom).
  • Efésios 3:16-20 (ser fortalecido, mantido, confiante no amor de Cristo).
  • Filipenses 1:9-11 (conhecimento, discernimento, cheio com o fruto da retidão (honradez).
  • Colossenses 1:9-14 (sabedoria, crescimento, dar graças alegremente, -
  • I Tessalonicenses 3:12-13 (amor aumentado, coração fortalecido, sem culpa).
  • II Tessalonicenses 1:11-12 (merecedor do chamado de Deus, preencher cada bom propósito).
  • I Timóteo 1:12 (força, fé, serviço).
  • I Pedro 5:6-11 (humildade, ansiedade, autocontrole, resistir ao diabo, restauração).
  • II Pedro 1:5-8 (lista de coisas para adicionar à nossa fé).
  • Judas 1:20-25 (oração, amor de Deus, misericórdia, perfeição).

Estas são apenas algumas das muitas maravilhosas passagens que podem ser usadas para guiar nossa vida de oração.

Registre estes versículos, então comece a caça ao tesouro por você mesmo. A medida que você ler a palavra de Deus, esteja atento que Deus o levará para muito mais maravilhosas passagens que podem inspirar uma vida de oração mais profunda.

Se os princípios nestes versículos que você leu se aplicam a uma situação da sua vida, ore então através destas verdades enquanto as aplica para você e sua situação. Deus irá ricamente abençoar você a medida que descobre mais daquilo que a sua Palavra tem para oferecer para você.

Related Topics: Prayer

Report Inappropriate Ad