MENU

Where the world comes to study the Bible

Um Programa Avançado de Memorização das Escrituras

Introdução

No começo do ano, o website BSF disponibilizou um programa de memorização das Escrituras para ajudar as pessoas a colocarem a palavra de Deus em suas vidas. O programa foi bem recebido e, por essa razão, escolhemos expandi-lo e incluir mais versículos numa escala mais abrangente de tópicos. São aproximadamente 200 versículos cobrindo amplas áreas da teologia e do ministério. Esperamos que você aprenda muito e goste do material!

Permita-me reiterar alguns poucos dos comentários que fiz acerca do último programa de memorização das Escrituras que oferecemos. São importantes e vale a pena repeti-los:

Primeiro, memorizar a Bíblia é uma das melhores maneiras de “pôr a Bíblia em sua vida” numa base diária. Os momentos gastos em memorização e meditação rendem ricos dividendos em seu relacionamento com Deus, com outros no corpo de Cristo, e certamente na explicação do evangelho àqueles que ainda não o ouviram. Tenho visto pessoalmente o enriquecimento das vidas de inúmeras pessoas, incluindo eu mesmo, resultante da memorização e meditação das Escrituras. Segundo, algumas pessoas querem memorizar mas freqüentemente falham devido à falta de um plano. O material a seguir fornece um plano/estrutura para memorização da Escritura. Terceiro, procure a Deus em oração buscando a força e a disciplina para memorizar sua palavra. Encontre um amigo e ambos encorajem um ao outro a memorizar versículos. Quarto, ao memorizar um versículo, leia diligentemente o contexto anterior e posterior a fim de compreender corretamente o que o versículo significa. Eu gosto de escrever, em uma frase, ou pouco mais, como um versículo se relaciona com seu contexto (isto é, com o parágrafo ou o livro como um todo). Quinto, repetir o versículo em voz alta diversas vezes após a memorização ajudará a retê-lo. Sexto, revisar alguns de seus versículos diariamente em atitude de oração ajudará você a lembrá-los para uso presente e futuro. Sétimo, medite na palavra de Deus enquanto a memoriza, perguntando a Deus o que Ele quer dizer com o versículo em seu contexto e também o que Ele quer comunicar a você por meio do versículo. Meditação devota levará a aplicação pessoal, a qual, se usada de maneira pessoal e honesta, levará a vida espiritual mais profunda e maior amor pelas pessoas. Este é o objetivo da memorização das Escrituras.

O esquema a seguir está composto por dez seções: I) A Bíblia; II) Deus; III) Jesus Cristo; IV) O Espírito Santo; V) Anjos; VI) Homem e Pecado; VII) Salvação; VIII) A Igreja; IX) O Final dos Tempos; X) O Evangelho. Essas categorias são geralmente reconhecidas como capazes de prover uma estrutura organizada para as principais áreas da revelação escritural. Dentro de cada uma das seções temos mais alguns poucos desdobramentos, embora outros mais pudessem ter sido adicionados. Entretanto, existe aqui material suficiente para manter uma pessoa em ação por um longo, longo tempo. Alguns dos versículos foram repetidos um par de vezes dentro do esquema. Se você chegar a um versículo que já tenha memorizado previamente sob uma categoria diferente, tente entender o que há nele que lhe permite ser também colocado sob a nova categoria. Muitos versículos contêm tanta informação que não podem ser esgotados sob um simples cabeçalho de categoria.

Freqüentemente pessoas perguntam qual o ritmo em que deveriam memorizar versículos. A melhor idéia é ir em frente num ritmo que seja manejável para você, mas também seja um desafio que mantenha o aprendizado. Para muitas pessoas, o melhor plano talvez seja de um ou dois por semana. Falando de modo geral, coloquei dois versículos em cada uma das sub-categorias a seguir, embora, obviamente, a Bíblia tenha muitos versículos que poderiam ter sido listados. Memorizando dois e compreendendo seus contextos você pode completar um tópico por semana e começar o excitante processo de comparar a Escritura com a Escritura. (Ao ritmo de dois por semana, aqui estão versículos suficientes para memorizar por quase dois anos!! Portanto, divirta-se!)

I. A Bíblia

A. Sua Autoridade

    1. Mateus 4:4

      Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

    2. 2 Timóteo 3:16-17

      16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

B. A Necessidade de Estudar e Meditar sobre a Bíblia

    1. Salmos 1:2

      Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

    2. 2 Timóteo 2:15

      Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

C. Exemplos Escriturais de Pessoas Estudando e Obedecendo à Palavra de Deus

    1. Esdras 7:10

      Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

    2. Atos 17:11

      Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

II. Deus

A. Ele é Criador

    1. Gênesis 1:1

      No princípio, criou Deus os céus e a terra.

    2. Apocalipse 4:11

      Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

B. Ele é uma Trindade

    1. Efésios 1:3 (O Pai é Deus)

      Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo

    2. Hebreus 1:8 (O Filho é Deus)

      Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.

    3. Atos 5:3-4 (O Espírito é Deus. Veja adiante, sob IV. A. 1)
    4. Deuteronômio 6:4 (Sua Unidade Essencial; há somente um Deus)

      Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.

C. Seu Poder

    1. Jeremias 32:17

      Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.

    2. Romanos 1:20

      Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.

D. Seu Conhecimento e Sabedoria

    1. Jeremias 10:12

      O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus.

    2. Romanos 11:33

      Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

E. Sua Presença

    1. Jeremias 23:24 (Deus é onipresente)

      Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR..

F. Sua Soberania

    1. Ezequiel 12:28

      Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá, diz o SENHOR Deus.

    2. Efésios 1:11

      Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

G. Seu Amor

    1. Salmos 33:18

      Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,

    2. 1 João 4:10

      Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

H. Sua Santidade

    1. Êxodo 15:11

      Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?

    2. Apocalipse 15:4

      Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

I. Sua Fidelidade

    1. Lamentações 3:22-23

      22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

    2. 1 Coríntios 1:9

      Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

J. Sua Imutabilidade (Deus não muda)

    1. Hebreus 13:8

      Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

    2.Tiago 1:17

      Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

III. Jesus Cristo

A. Sua Deidade

    1. Hebreus 1:8

      Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.

    2. João 1:1

      No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

B. Sua Humanidade

    1. Lucas 2:52

      E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

    2. João 1:14

      E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

C. Sua Crucificação

    1. Marcos 15:24

      Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um.

    2. João 19:18

      Onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

D. Sua Ressurreição

    1. Atos 2:24

      Ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.

    2. 1 Coríntios 15:20

      Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

E. Sua Exaltação

    1. Atos 2:36

      Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

    2. Efésios 1:18-21

      18 Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.

IV. O Espírito Santo

A. Sua Deidade

    1. Atos 5:3-4

      3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? 4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

B. Sua Personalidade

    1. 1 Coríntios 2:11 (Ele Pensa)

      Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

    2. Efésios 4:30 (Ele Sente)

      E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

    3. 1 Coríntios 12:11 (Ele Age; iremos aprender mais adiante sobre a obra do Espírito em preparar os crentes, mas vá em frente e memorize este agora, se você quiser).

      Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

C. Seu Trabalho

    1. Na Revelação e Inspiração
      a. 2 Samuel 23:2

      O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua.

      b. 2 Pedro 1:20-21 (também conforme Atos 1:16; 1 Coríntios 2:13; 2 Timóteo 3:16)

      20 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

    2. Na Criação
      a. Gênesis 1:2

      A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

      b. Salmos 104:30

      Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.

    3. Na Vida e Morte de Cristo
      a. Lucas 1:35 (Seu Nascimento Virginal)

      Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

      b. Atos 10:37-38; Mateus 12:28 (Fortalecimento para o Ministério e Milagres)

      37 Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

      c. Hebreus 9:14 (Sua Morte)

      Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

    4. Na Igreja
      a. 1 Coríntios 12:13 (Seu Batismo)

      Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

      b. 2 Coríntios 1:21-22; Efésios 1:13 (Seu Selo)

      21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, 22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.

      c. 1 Coríntios 3:16 (Sua Habitação)

      Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

      d. Efésios 5:18 (Seu Enchimento)

      E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

      e. 1 Coríntios 12:11 (Suas Dádivas)

      Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

      f. Seu Trabalho Santificador (cf. Romanos 15:16; Gálatas 5:16; mas veja adiante, sob Salvação)

V. Anjos Santos e Anjos Caídos

A. Anjos Santos

    1. Daniel 12:1 (cf. Jó 38:6-7)

      Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.

    2. Hebreus 1:14

      Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

    3. 1 Timóteo 5:21

      Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.

B. Anjos Caídos

    1. Demônios
      a. Efésios 6:12 (Dirigidos pelo Diabo e executando suas vontades)

      Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

      b. 1 Timóteo 4:1 (Eles ensinam falsas doutrinas)

      Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.

      c. 1 Samuel 16:14 (Deus usa demônios para seus próprios propósitos)

      Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.

    2. Satã
      a. Ezequiel 28:14, 17 (Sua natureza e queda)

      14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.

      b. Jó 1:12 (Deus o controla)

      Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

      c. João 8:44 (Ele é um assassino)

      Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

      d. 2 Coríntios 4:4 (O deus deste mundo)

      Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

      e. Tiago 4:8 (Os cristãos podem e devem resistir-lhe)

      Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

      f. 1 Pedro 5:8 (Ele é nosso inimigo)

      Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

      g. 1 João 5:19 (O mundo todo está sob sua influência)

      Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

      h. Apocalipse 12:3 (Em termos de sua fúria ele é comparado a um dragão)

      Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.

VI. O Homem e o Pecado

A. Criado por Deus

    1. Gênesis 1:26-27

      26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

    2. Salmos 139:13-14

      13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.

B. Caído e Pecador

    1. Romanos 3:23 (Todos caíram)

      Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.

    2. Efésios 2:1-2

      1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

    3. Tiago 3:9

      Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. (Como Tiago diz que após a queda os homens ainda são feitos à imagem de Deus, segue-se que o pecado não apagou totalmente a imagem ou a semelhança de Deus no homem.)

VII. Salvação (A graça fundamenta tudo o que Deus faze em nossa salvação)

A. Eleição

    1. Atos 13:48

      Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.

    2. Efésios 1:3-4

      3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.

B. Chamamento

    1. Romanos 1:6

      E cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo.

    2. 1 Pedro 2:9

      Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

C. Conversão

    1. Arrependimento
      a. Atos 17:30

      Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam.

      b. Atos 20:21

      Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

      c. 2 Coríntios 7:10

      Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

    2. Crença Separada de Boas Obras
      a. João 1:12

      Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.

      b. João 5:24

      Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

      c. Efésios 2:8-9

      8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

      d. Tito 3:5

      Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

      e. Romanos 4:5 (leia todo o capítulo e 5:1ff)

      Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justice.

D. Justificação

    1. Romanos 5:1 (cf. Romanos 3:21-26)

      Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

    2. Gálatas 3:24

      De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.

E. Redenção

    1. Efésios 1:7

      No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.

    2. 1 Pedro 1:18-19

      18 Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.

F. Propiciação

    1. Romanos 3:25

      A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.

    2. 1 João 2:2

      Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

G. Reconciliação

    1. Romanos 5:10

      Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

    2. 2 Coríntios 5:19-20

      19 A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus

H. Segurança

    1. João 10:28-30

      28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 30 Eu e o Pai somos um.

    2. 2 Coríntios 1:21-22

      21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, 22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.

    3. Romanos 8:30

      E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

I. A Vida Espiritual

    1. O Espírito Santo
      a. Dois Mandamentos Positivos
      i. Efésios 5:18

        Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

      ii. Gálatas 5:16

        Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

      b. Dois Mandamentos Negativos
      i. Efésios 4:30

        E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

      ii. 1 Tessalonicenses 5:19

        Não apagueis o Espírito.

    2. Fé
      a. Romanos 4:20-21

      20 Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

      b. Hebreus 11:6

      De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

    3. Amor
      a. João 13:34-35

      34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

      b. 1 Pedro 1:22-23

      22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

    4. Perdão Diário
      a. 1 João 1:9

      Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

      b. Colossenses 3:13

      Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.

    5. Humildade
      a. Filipenses 2:3-4

      3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

      b. Tiago 4:10

      Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

    6. Boas Obras
      a. Gálatas 6:9-10

      9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

      b. 1 Pedro 2:12

      Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

    7. Dependência de Deus
      a. 2 Coríntios 1:9

      Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.

      b. 2 Coríntios 12:9

      Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

      c. 1 Pedro 5:7

      Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

J. Ministério

    1. Obediência
      a. João 14:21

      Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

      b. Filipenses 2:12-13

      12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

    2. Pregando o Evangelho
      a. Atos 1:8

      Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

      b. Romanos 1:16

      Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

    3. A Grande Comissão
      a. Mateus 28:19-20

      19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

      b. Colossenses 1:28-29

      28 O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; 29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

    4. Usando os Próprios Dons para Servir ao Corpo
      a. Romanos 12:7-8

      7 Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

      b. 1 Pedro 4:10

      Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

VIII. A Igreja

A. Universal e Local

    1. Colossenses 1:18 (O corpo universal de Cristo)

      Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia. (Aqui a igreja é vista como uma entidade única da qual Cristo é a cabeça.)

    2. 1 Coríntios 1:2 (A expressão local da igreja universal)

      À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

C. Liderança

    1. Atos 20:28

      Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue

    2. Atos 14:23

      E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

    3. 1 Timóteo 3:1-13 (Conheça bem o contexto e escolha um ou dois versículos que ajudem você a compreender e lembrar a passagem como um todo.)

      1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. 2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.

      7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,

      9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 10 Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. 11 Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. 12 O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. 13 Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

    4. 1 Timóteo 5:17

      Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.

    5. Tito 1:7-9

      7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, 9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

D. Ordenanças

    1. 1 Coríntios 11:23-26 (A Ceia do Senhor—cf. também Lucas 22:15-20)

      23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

    2. Mateus 28:19 (cf. Batismo—cf. também A Grande Comissão, acima em VI.J.2.a)

IX. Final dos Tempos

A. Três Alianças Fundamentais no Velho Testamento

    1. Gênesis 12:1-3 (Aliança Abraâmica)

      1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

    2. 2 Samuel 7:12-16 (Aliança Davídica)

      12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. 15 Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.

    3. Jeremias 31:31-33 (Nova Aliança)

      31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

B. Cumprimento Inaugural das Alianças Através de Cristo e da Igreja

    1. Lucas 24:44 (A Vinda, Morte e Ressurreição de Cristo são integrais ao cumprimento de seu plano)

      A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

    2. Atos 13:32-33 (“O que Deus prometeu aos pais,” isto é, ao povo judeu, Ele tem cumprido—embora ainda não por completo)

      32 Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, 33 como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.

    3. Atos 1:6-7 (A implicação que há nestes versículos é de que ainda existe mais cumprimento a vir com respeito à nação de Israel; cf. Romanos 11:25-32)

      6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade.

    4. Atos 3:19-13 (Ainda há mais por vir no que concerne ao reino de Cristo sobre a terra)

      19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, 20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, 21 ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.

    5. Colossenses 1:13-14 (O reino está presente, porém não consumado)

      13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

C. Cumprimento Completo das Alianças no Reino do Milênio

    1. 1 Tessalonicenses 4:16-17 (O Arrebatamento da Igreja)

      16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

    2. Mateus 24:21 (Grande Tribulação)

      Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais.

    3. Romanos 11:26-27 (O Reajuntamento de Israel)

      26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. 27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.

    4. Apocalipse 20:4 (O Reino Milenial de Cristo e Seus Santos—Igreja e Israel. Preste cuidadosa atenção a Apocalipse 20:1-10. Veja também Apocalipse 5:10)

D. Futura Ressurreição e Julgamentos

    1. João 5:28-29 (Todos os homens ressuscitarão e serão julgados)

      28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

    2. 1 Coríntios 3:11-15 (Escolha um versículo que capture o sentido de toda a passagem).

      11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

    3. 2 Corinthians 5:10

      Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

    4. Apocalipse 20:11-15 (Escolha um versículo que capture o sentido de toda a passagem, para você)

      11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

E. O Estado Eterno

    1. Apocalipse 21:3-4

      3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

X. O Evangelho (Versículo Sumário: 1 Coríntios 15:3-4)

A. Todos Os Homens São Pecadores

    1. Isaías 53:6

      Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

    2. Romanos 3:23

      Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.

B. Morte e Julgamento São Penalidades Pelo Pecado

    1. Romanos 6:23

      Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

    2. Hebreus 9:27

      Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.

C. Cristo Morreu Para Pagar a Penalidade Pelo Pecado

    1. Romanos 5:8

      Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

    2. 1 Pedro 3:18

      Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.

D. Boas Obras Não Salvarão (Se você vem seguindo o curso acima, provavelmente já sabe estes versículos)

    1. Efésios 2:8-9

      8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

    2. Tito 3:5

      Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

E. As Pessoas se Arrependam de Seus Pecados

    a. Atos 17:30

      Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam.

    b. Atos 20:21

      Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

    c. 2 Coríntios 7:10

      Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

F. É Necessário Crer Nele Para Salvação

    1. João 3:18

      Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

    2. João 5:24

      Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

G. Certeza da Salvação

    1. Romanos 8:16

      O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

    2. 1 João 5:11-13

      11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.


Traduzido por B.V. Alves

Related Topics: Bible Study Methods

Report Inappropriate Ad